Blog

MELASMA… O QUE HA DE TRATAMENTO NOVO?

MELASMA… O QUE HA DE TRATAMENTO NOVO?

Melasma é um distúrbio da pigmentação, com a formação de manchas escuras que variam entre vários tons de marrom, por excesso de melanina, o pigmento da pele. Seu tratamento, apesar de difícil, produz bons resultados quando bem executado.
O melasma atinge mais comumente a testa, as bochechas, o nariz e logo acima dos lábios, mas pode afetar a face toda, o colo e até mesmo a parte externa dos braços.

As causas do melasma ainda não estão completamente esclarecidas e são alvo de intensas pesquisas na Dermatologia .Hoje sabe-se que alterações hormonais( como as que ocorrem durante a gestação e com uso de anticoncepcionais) ,exposição solar , à luz artificial  e ao calor e a genética são três fatores que contribuem para o aparecimento e piora das manchas. Os homens também podem apresentar as manchas, embora seja mais frequente em mulheres .É importante salientar que até o momento não existe cura para o melasma. Trata-se de uma discromia crônica, de tratamento constante, o que garante a redução e o controle do problema, mas não a sua cura.

Nos últimos congressos internacionais o melasma foi um tema recorrente, uma das novidades foi o uso do acido tranexâmico tanto oral, tópico e injetável.

No Congresso Mundial de Dermatologia de 2015, bem como no último Congresso da Academia Americana de Dermatologia e no Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica o uso do ácido tranexâmico foi bastante discutido no tratamento do melasma.
É que essa substância previne a ativação do melanócito pela radiação ultravioleta e também por outros estímulos, como o estresse, o hormonal e o mecânico, por exemplo, o que o torna um importante adjuvante no tratamento do melasma.

Na maioria dos casos, devemos associar o tratamento domiciliar com cremes clareadores e filtro solares à tratamentos auxiliares em consultório. Dentre eles, podemos citar os peelings ,microagulhamento, MMP (microinfusão de medicamentos na pele) e o uso de certos tipos de lasers.

Procure sempre um dermatologista para avaliar sua pele e indicar o tratamento mais adequado para o seu tipo de melasma.

 

 

Contato

Telefone

(11) 3996-1278

Whatsapp

(11) 98232.1777

Redes Sociais

Unidades

SANTO ANDRÉ (SP)
R. Catequese, 1171 - Sala 83 - Vila Guiomar
Ver Mapa

SÃO PAULO (SP)
R. Domingos de Moraes, 2781 - 12° andar Conjunto 1201 - Vila Mariana
Ver Mapa

telefone